sábado, 11 de maio de 2013

A repressão estatal/policial e a manifestação pela educação na Av. Paulista

(São Paulo, 10 de Maio de 2013)


Pessoas, olhem pra essas imagens e digam que vivemos num país que preza pela democracia e que valoriza a educação e seus professores. Digam que estamos bem, que crescimento econômico é mais importante que a ética humana, e que desigualdade social não nos afeta, pois é só balela e discursinho barato. Digam que a sociedade não está em colapso.


Olhem pra essas imagens e continuem defendendo a repressão policial, que só atinge aqueles que o poder político e financeiro manda atingir. Ou alguém já viu ou ouviu dizer que algum rico que seja corrupto, assassino, estuprador, traficante, apanha de polícia? Pouco a pouco, estamos dando permissão ao terrorismo de Estado.


Reparem na cara do policial dessa primeira imagem. Esse homem não passa de um infeliz. Acha que está fazendo o certo, mas não passa de um pau mandado do Estado, e cumpre ordens sem poder ou sem conseguir refletir sobre elas, porque também teve uma educação tosca.  Paradoxalmente, chego a ter pena dele também, ao mesmo tempo que sinto raiva de tanta covardia... ao ver que a única arma da professora abaixo, na segunda imagem, é uma garrafinha de água.







Sim, estamos em colapso, colhendo os frutos da desigualdade social. Sim, tenho observado nas conversas de rua, de botequim e aqui nas redes sociais, cada vez mais gente ignorante, também fruto de uma educação tosca, defendendo a violência, a tortura policial e até a pena de morte.

O que falta é reflexão e leitura crítica de mundo. O que sobra é alienação. 























Nenhum comentário:

Postar um comentário