domingo, 16 de março de 2014

Blumenau e os 70 manifestantes: quem são os vândalos?


Pouco importa se foram quatro ou cinco a quebrar uma janela de ônibus e pichar outros três. Não importa se a maioria dos 70 manifestantes estava lá exigindo transporte coletivo de qualidade, para os milhares de blumenauenses que não estavam. Ou se lutavam contra as latas velhas que andam pela cidade, com prazo de validade vencido, sem ar condicionado, fazendo o povo passar um calor dos infernos, socado dentro dos coletivos. As notícias e os comentários, até mesmo dos que usam ônibus e só sabem reclamar do transporte e da passagem pela internet, são na maioria contrários a todos os 70 que estavam ali. Afinal, que tem demais os ônibus serem ruins e a passagem ter aumento maior que a inflação?

Manifestantes sentados no Terminal Fonte
Foto: Rick Latorre, via Blumenews

Foto: Rick Latorre, via Blumenews

Relatos de testemunhas, inclusive jornalistas, dão conta que um motorista tentou passar com o ônibus em cima dos manifestantes que estavam sentados na pista do Terminal Fonte, machucando alguns deles. Em retaliação, quatro ou cinco quebraram o vidro de um ônibus que não deveria mais estar circulando e costumeiramente ‘quebra’ no meio dos trajetos, além de pichar alguns outros. A partir disso, houve violência policial e pancadaria contra diversos manifestantes, mas os PM´s não contiveram ou prenderam quem pichou ou quebrou vidro de ônibus. Prenderam aleatoriamente, inclusive quem não estava envolvido no episódio. Muitos foram contra-argumentar e a polícia, treinada pra ser truculenta, atirou com balas de borracha a esmo, jogou spray de pimenta e lançou seus cães contra os manifestantes; inclusive numa menina, estudante secundarista da metade do tamanho dos policiais. Foram atingidos não só os manifestantes que não tinham nada a ver com depredação, mas também os que estavam no terminal à espera de seu ônibus, inclusive idosos e crianças.

Estudante secundarista mordida por um cão da PM
Foto: Reprodução Facebook


Durante a ação, cobradores e motoristas, numa total demonstração de alienação política e social, bateram palmas pela atitude covarde dos policiais. Alguns jornalistas foram ameaçados. Um cinegrafista também, porque estava filmando a ação e teve que sair rápido do terminal. Fotógrafo foi agredido. Três manifestantes foram presos e encaminhados à delegacia. Alguns foram para lá e ficaram do lado de fora em solidariedade aos colegas. Dali ouvia-se gritos e pancadas que estavam sendo dadas nos detidos, inclusive num menor. Por isso, correram para a lateral da delegacia, reagindo verbalmente à ação. Foram chamados mais PM´s com cacetetes e cães para agredir a todos que estavam ali e levaram mais dois manifestantes para dentro da delegacia. Um deles teve o braço esquerdo quebrado por cacetetes da PM (com necessidade de cirurgia), levou mais cinco pontos no braço direito e ficou com vários hematomas nas costas provocado também pelos cacetetes após já estar imobilizado.

Enquanto isso, sete foram para o hospital, sendo dois com fraturas e um por ataque de um dos cães. Enquanto isso, no dia seguinte, a imprensa ‘oficial’ escrita e televisiva relata que ‘houve confronto com a polícia’ e que ‘pelo menos três ônibus que estavam no local foram danificados, mas a Polícia Militar (PM) não registrou nenhum ferido’. Ah, esses vândalos da imprensa. Ah, esses vândalos de farda! Vamos acreditar nesta versão. Não importa. Não foi com a gente mesmo, não é?

Por enquanto.


Publicado no Portal Controversas, de Blumenau e Portal Desacato, de Florianópolis.


8 comentários:

  1. Engraçado que não se viu nenhum vídeo sobre tal ato policial.

    ResponderExcluir
  2. Apanharam pouco. Com a lei, representada no caso pela PM, não se discute, se cumpre. Mandaram sair, não obedeceram, deu no que deu. Na minha visão, esses 70 sairão no lucro. Aliáis 16.000 foram convidados, 1.500 confirmaram, apareceram 70. Não enche nenhum ônibus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benito Mussolini? e voce?

      Excluir
    2. Conconcordo 100% Andre, toda manifestacao popular deveria ser punida com violencia extrema.

      Excluir
    3. Deixo eu te explicar uma coisa André Silva: esse seu discurso funcionava muito bem durante o regime militar, infelizmente ainda reproduzido pela tua corporação, e por isso aconteceu o que aconteceu. Hoje vivemos o que deveria ser um Estado Democrático de Direito, onde é livre a manifestação e o direito de expressão, conforme preconiza a Constituição. A quantidade de manifestantes, sem dúvida foi ínfima perto da quantidade de pessoas que sofrem diariamente nos coletivos lotados e vencidos. Mas certamente não é culpa daqueles que estavam ali lutando e dando a cara pra bater. Corajosos são estes jovens, e não os que usam cães, cacetetes e balas para coibir manifestações.

      Excluir
  3. É muito vitimismo dessa gente. Você pode protestar o quanto quiser, mas não pode retirar dos demais o direito de ir e vir. Trancar rua não pode, ponto, a polícia tem todo o direito de garantir esse direito aos demais. Se o motorista do ônibus avançou para cima dos manifestantes, então eles devem exigir a prisão deste motorista, e não responder a um crime com outros. Não é assim que a sociedade funciona.
    Sou contra a truculência exagerada da polícia, contudo o que mais se vê nesse meio é gente louca pra levar uma bofetadas da PM pra depois se pagar de vítima, postar foto com cicatriz e sangue e chamar a polícia de fascista.

    ResponderExcluir
  4. Sempre apoiei qualquer tipo de passeata. Aqui em Blumenau ja fui em varias pelo preço justo da passagem, mas cansei, pois o que mais tinha nessas passeatas era o movimento furb federal e maconha livre.
    Aqui quase ninguem se importa com o aumento da passagem, pois é descontado exatamente 6% do salário. Quando as empresas verem que estão pagandl um valor altíssimo para que seu funcionário cumpra as oito horas, dai sim veremos mudança.

    ResponderExcluir