segunda-feira, 28 de abril de 2025

As marisqueiras de Porto de Pedras


Passava das 9 horas quando partimos para a balsa com destino a Porto de Pedras... maré estava baixa, é quando as marisqueiras aparecem para coleta de mariscos no Rio Manguaba... que no sul chamamos de berbigões.
Logo que chegamos conhecemos Dona Fátima, 67 anos, marisqueira desde criança, sempre trabalhando de sol a sol. Um pouco tímida, pedi licença para sentarmos ao seu lado no rio, ajudando na coleta. Logo foi explicando como catar, escolher, depois lavar e limpar. Estava com 2 baldes, 1 deles já bem cheio, disse que 1 balde e meio rende 1 kg sem conchas e vende limpo a 40 reais. Fica 4 horas coletando, até a maré voltar a ficar alta. Foi assim que criou 7 filhos, 5 são professoras formadas, disse ela com uma ponta de orgulho.
Confidenciou que mais pra frente poderíamos encontrar um pouco maiores, que não consegue ir até lá porque é pesado carregar 2 baldes cheios na volta...
Agradecemos e seguimos até um pouco antes da praia de Porto de Pedras. No caminho parei pra conversar com a Dona Sebastiana, que logo foi me ensinando como fazer a iguaria no leite de coco natural. Menina, põe cebola, coentro, pimenta de cheiro, pimentão, legumes, tomates. Raspa aquela carne do coco, bate no liquidificador. Anotado mentalmente, seguimos. Mas não sem dizer a ela e sua amiga que achei ótimo elas usarem grades de ventilador para lavar e escolher os maiores berbigões.
Quase 1 hora de coleta, caiu a maior chuva. Acode mochila, celular, bolsa térmica. Catei 1 cascão de coqueiro, cobri com uma canga e seguimos insistindo, porque turista que é turista tem que ir até o fim... rsrs. E digo que valeu muito, porque, de fato, o ponto indicado pela Dona Fátima rendeu os maiores berbigões que pegamos! Eu já estava ansiosa pra chegar em casa e preparar a receita da Dona Sebastiana.
Branquela que sou, mesmo sem muito sol e com muito protetor solar, fiquei vermelha nas pernas, mas muito feliz por dividir o dia com essas mulheres que fazem acontecer.

Porto de Pedras/AL, 11/01/2024.




Nenhum comentário:

Postar um comentário