quarta-feira, 27 de março de 2013

Bike IT! Uma ideia pra lá de criativa

Blumenau é uma das cinco cidades do país a implementar uma nova ferramenta destinada aos ciclistas e feita por ciclistas, o site: BikeIT! (www.bikeit.com.br/Blumenau).

BikeIT! é um site colaborativo destinado a estimular a boa relação entre o ciclista e a sua cidade, através de comentários postados no site, que tem como plataforma o mapa da cidade. Cidadãos-ciclistas poderão divulgar estabelecimentos que são acolhedores e simpáticos aos usuários de bicicleta no espaço urbano. E também aqueles que não são, ou seja, que não oferecem estrutura mínima aos ciclistas. A ideia não é fazer uma caça às bruxas, mas sim fazer com que os estabelecimentos se atentem para a importância do incentivo ao uso da bicicleta e ofereçam melhores condições aos ciclistas, como paraciclos adequados e quem sabe até dar descontos, brindes ou fazer ofertas para quem vai ao estabelecimento de bicicleta. A intenção é incentivar os empresários a oferecer estrutura adequada e assim ganhar o selo BikeIT! de estabelecimento amigo do ciclista. Em contrapartida, os usuários do BikeIT!  darão privilégio àqueles locais que são amigos dos ciclistas!


Poderão ser avaliados os mais diversos estabelecimentos: lojas, lanchonetes, bares, restaurantes, supermercados, academias, shoppings, escolas, universidades, prédios públicos e privados, parques, museus, áreas de lazer, hospitais, farmácias, etc. O único objetivo do BikeIT! é ajudar a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos ciclistas e, assim, contribuir para a ampliação e consolidação do uso da bike em espaços urbanos.
Essa ideia partiu do Coletivo Cru (http://coletivocru.tumblr.com), de São Paulo, um grupo de ciclistas que se dedica a projetos e ações destinadas a promover a cultura da bicicleta. Esse coletivo fez o site na cara e na coragem e agora está oferecendo a plataforma gratuitamente para todas as cidades que tiverem interesse em implantá-la. O Coletivo já ganhou premiação em dinheiro pelo projeto e agora pretende lançar-se no ‘catarse’ para arrecadar fundos para aprimorar o site e desenvolver um aplicativo para celulares.
Em Blumenau, o projeto foi impulsionado pela ABC Pró-Ciclovias, com apresentação feita pelo presidente Thiago Duwe, e está em pleno funcionamento desde o dia 18 de março. O site é colaborativo, a participação é gratuita e aberta a todos os ciclistas.
Todos ganham com essa iniciativa, sobretudo a cidade, que poderá ter um olhar autoavaliativo e poderá implementar melhorias aos cidadãos e visitantes ciclistas e pedestres. E quem sabe motoristas mais conscientes.
  
 Contribua, cidadão ciclista!
Basta enviar um e-mail para blumenau@bikeit.com.br, com a avaliação. É bem simples: basta você contar, em um parágrafo, aonde foi com sua bike e como foi recebido/a no estabelecimento/instituição. Havia algum tipo de estacionamento para bike? Era seguro e protegido contra a chuva? Se não havia, ofereceram-lhe alguma alternativa? Você foi tratado/a com gentileza pelos funcionários quando apareceu com a  bicicleta ou eles o/a atenderam de má vontade? Há algum aspecto positivo/negativo que você gostaria de ressaltar? No fim de sua avaliação, diga-nos qual status você dá ao estabelecimento: APROVADO, REPROVADO, BIKEIT!, sendo o status BIKEIT! a avaliação máxima, que faz o estabelecimento/instituição ser um local receptivo ao ciclista. Não se esqueça de nos fornecer o nome completo do estabelecimento, gênero (bar, restaurante, supermercado, instituição de ensino, repartição pública, área de lazer, etc.) e, se possível, algum site, email ou telefone. É possível enviar foto do local, também! Os comentários serão moderados pela equipe bike it e o estabelecimento avaliado receberá um e-mail informando a aprovação ou não do seu local.

 

Publicado originalmente no Portal Blumenews, de Blumenau (www.blumenews.com.br), onde a autora é colunista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário